Fórum de Encerramento


A antropologia do direito no Brasil a partir das experiências de grupos e núcleos de pesquisa
1º de setembro de 2023, das 14h30 às 19h30

Atividade presencial, aberta ao público (sala 14 – Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana, Universidade de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do ENADIR https://www.youtube.com/channel/UCyW0yqT1cthZB7-DTgA7sVg

Coordenadoras:
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (NADIR, USP)
Camila Silva Nicácio (DOM, UFMG)
Debatedora:
Claudia Lee Williams Fonseca (UFRGS)

Coordenadores(as) de outros núcleos ou grupos nacionais de antropologia do direito que estarão presentes:
1. Andressa Lewandowski (UniLAB): Núcleo de Antropologias Experimentais
2. Cíntia Beatriz Müller (UFBA): Pacto - Estudos em Antropologia da Política e do Direito
3. Daniel Schroeter Simião (UnB): Grupo ‘Processos de invenção, transposição e subversão da modernidade’
4. Lúcia Eilbaum (UFF): Grupo de Pesquisa em Antropologia do Direito e das Moralidades
5. Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB): Laboratório de Estudos da Cidadania, Administração de Conflitos e Justiça (CAJU)
6. Marcus André de Souza Cardoso da Silva (UNIFAP): Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito (LAET)
7. Peter Schröder (UFPE): Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea (LEC)
8. Roberto Kant de Lima (UFF): Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC)
9. Rosa Elizabeth A. Marin (UFPA): Laboratório Nova Cartografia Social. Processos de Territorialização


Dinâmica do Fórum:

. 14h30 - 14h45: apresentação de um breve balanço das 7 edições anteriores do ENADIR, por Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, e do que elas sugerem a respeito do campo da antropologia do direito no país nos últimos 14 anos.
. 14h45 - 15h: apresentação, por Camila Nicácio, de uma recente pesquisa realizada pelo DOM - Grupo de Antropologia do Direito/UFMG intitulada “Antropologia do direito no Brasil: um panorama a partir de publicações periódicas (1988- 2021)”.
. 15h - 16h15: apresentação, por 5 participantes (cada qual em até 15'), das trajetórias dos núcleos/grupos que representam e do que elas sugerem a respeito da antropologia do direito no país.
. 16h15 - 17h: comentários de Claudia Fonseca sobre as apresentações, formulação de perguntas aos participantes e debates.
. 17h - 17h30: coffee break
. 17h30 - 18h45: apresentação, por 5 participantes (cada qual em até 15'), das trajetórias dos núcleos/grupos que representam e do que elas sugerem a respeito da antropologia do direito no país.
. 18h45 - 19h30: comentários de Claudia Fonseca sobre as apresentações, formulação de perguntas aos participantes, debates finais e esboço do projeto de livro em que serão reunidas e aprofundadas as exposições e os debates realizados no Fórum.